domingo, 23 de março de 2014

Insectos na horta






Novas plantas na horta

Tomate coração de boi


Curgetes plantadas a primeiros de março


Tomate maça
 
A primeiros de Março e entusiasmada com a Primavera repentina decidi comprar 20 plantas de tomate coração de boi e 20 de tomate maça e ainda alguns pés de pepino e de curgete.
 
Ao contrario do que pensei inicialmente de que a taxa de sobrevivência iria ser reduzida, a verdade é que passados 15 dias as plantas estão ótimas, bem pegadas e a crescer. Todavia ainda é cedo para cantar vitória.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Prenuncios de abundancia

Nectarina com 3 anos

Floração abundante do pessegueiro maracotão amarelo

Ameixoeira Santa Rosa

Flor de Mirtilo
 
 
Ameixoeira Santa Rosa

Flor de damasqueiro

Flor de mirtilo

Pessegueiro com 2 anos


sexta-feira, 7 de março de 2014

Os morangos silvestres ja estao a florir!

 
 
Uns pés de morangueiras silvestres que tenho num canteiro de flores, estão a dar as suas primeiras flores. Como chegou lá a semente não sei. Apenas sei que no ano passado deram os seus primeiros morangos. São pequeninos mas absolutamente deliciosos. Este ano a produção vai aumentar.
 
Também na horta tenho um muro de terra coberto com estas delicadas plantas que todos os anos se vão multiplicando cobrindo todo o espaço. Vejam as postagens do ano passado.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Laranjeira e limoeiro carregados de frutos

 
 

 
 
Quase todos os anos estes dois citrinos carregam com bastante fruto. Devido a sua localização, são "mimados" durante todo o ano: tratamento para proteção da geada no inverno, adubação na primavera e água q.b. no verão.  
 
Este ano já tive de aliviar o limoeiro por 3 vezes. Devido a carga excessiva, os limões eram pequenos apesar de terem já cor amarela. Cerca de 20 kg no total, que foram direitinhos para uma mercearia local. Muitos mais ficaram a ganhar tamanho. No ano passado produziu cerca de 50 a 60 kg.
 
A laranjeira levou uma poda severa este outono. Eliminou-se todos os ramos do interior da mesma. Ficaram só os que tinham fruto. E o resultado está a vista. Montes de laranjas! Pena que não sejam doces devido aos muitos meses de chuva.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Nectarina precoce

Pequenos frutos


As joaninhas sempre a patrulhar


Nectarina com 2 anos
 
Quando a maioria dos pessegueiros e outras árvores de caroço ainda estão em plena floração, esta nectarina que floriu a princípios de Fevereiro, encontra-se já com frutos perfeitamente formados. Na minha zona foi a primeira arvore de fruto a florir, deixando-me agradavelmente surpreendida.
 
Transplantada em Novembro de 2012, esta árvore comprada num horto tradicional, chegou à  horta muito doente com a lepra do pessegueiro. Apesar de ter sido tratada por 3 ocasiões, a verdade é que o ano passado quase não desenvolveu.
 
Este ano procedi a dois tratamentos preventivos ( após queda das folhas no outono e no abrolhamento na primavera), de forma a evitar o ataque da doença que normalmente ocorre na primavera. De resto este tratamento com "pomarsol" é feito a todas as árvores de fruto da horta, com especial incidência nas frutas de caroço, especialmente sensíveis ao ataque do cancro e lepra do pessegueiro.
 
Terei que analisar se esta precocidade na floração coincide com a precocidade na maturação do fruto.
 

sábado, 1 de março de 2014

Pequeninos e fofinhos





 
 
São cinco os coelhinhos. Tinham 22 dias quando tirei esta foto. Ainda são amamentados, mas já comem de tudo. Aos quarenta dias estarão preparados para viverem por sua conta.