domingo, 22 de setembro de 2013

Aboboras de todos os tamanhos

Abobora menina

Rabecos para a consoada

Umas criadas outras a crescer

Esta deve pesar 10 kg


O aspecto das folhas indica que o seu fim está próximo (ali pelo meio existem algumas escondidas)


5 aboboras em 4 m2


O sitio de semi-sombra não é o mais adequado: Rama 1-Aboboras 0

O cebolo nasceu bem

Cebola garrafal
Foi quase há um mês que, no minguante de Agosto, plantei a semente de cebola por mim colhida.

É já o segundo ano que planto o cebolo a fins de Agosto. Assim aproveito as altas temperaturas para que germine melhor e possa atingir um tamanho razoável antes que chegue os frios do Inverno, em que irremediavelmente reduzirá a velocidade de crescimento até à próxima Primavera.

Cebola Roxa
Nasceu muito bem, em apenas 9 dias. Foi necessário regar abundantemente e diariamente a terra a fim de evitar o seu ressecamento, o que poria em perigo a sua germinação.

Planta-lo assim cedo evito ter de o cobrir para que desenvolva bem. Outra opção é plantar a semente em tabuleiros com terra boa e coloca-los na estufa.

Cebola valenciana tardia

Cebola valenciana tardia
Se tudo correr bem terei cebolo com fartura para plantar em Fevereiro de 2014. E se for muito talvez dê para vender algum. Neste momento têm 7 cm de altura e apresentam duas folhinhas.


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Alguém sabe o nome desta flor?




Plantei este bolbo há muitos anos. Já nem sabia que existia. No ano passado tal como este voltou a florir. Não cresce muito e não se multiplica. Emite algumas flores lindíssimas todos os anos e desaparece sem deixar rasto quando chega os frios do Inverno para voltar a brindar-nos com as suas espetaculares flores somente no Verão seguinte.

Já não recordo o seu nome. Alguém sabe?

Sao poucos os marmelos




Pensei que este ano teria marmelos com fartura, mas não vai ser assim. Em Julho quando veio aquela vaga de calor caíram quase todos. Restam agora uma dezena e meia, que tal como aconteceu o ano passado servirão para fazer marmelada para o Inverno. Menos mal que são poucos mas grandes. Serão quilos preciosos que farão as delicias cá em casa.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os maracujás caem de maduros






Maracujás e Physalis embalados e prontos para entrega
A colheita dos maracujás já começou. Tenho duas plantas com dois anos que estão neste momento em plena produção. Após um período de floração e crescimento dos frutos, chega agora a época da colheita.

É uma planta lenhosa, trepadeira, de crescimento continuo a qual vai emitindo gavinhas com as quais se agarra aos tutores ou estruturas. De raízes pouco profundas é portanto sensível à falta de água. 

Também conhecido por passiflora ou flor da paixão, produz normalmente durante 7 anos, mas é por volta do 2º e 3º ano que atinge o pico da produção, após esse período a produção começa a decair, devendo então ser substituída a planta após o 6º ano. 

O maracujá pode ser consumido ao natural, em doces ou em sumos.

domingo, 1 de setembro de 2013

Tempo de aproveitar os tomates


Cá em casa já deitamos tomates pelos olhos. Salada de tomate e pimento nunca falta à mesa, em nenhuma refeição. No entanto são demasiados e não é possível consumi-los todos. Daí que ficam muito maduros e urge arranjar solução porque no Riacho da Joaninha tentamos aproveitar tudo, ainda que seja para as galinhas.

Neste caso e apesar de alguns lá terem ido parar ( ao galinheiro), fazemos doce e conservas de tomate em frascos que se fomos recolhendo ao longo do ano. Também costumamos congelar, depois de devidamente lavados e cortados os maiores, claro. Durante o Inverno vamos sacando do congelador conforme necessitamos para cozinhar.

Quanto ao doce é muito bom, nos longos dias de Inverno servirá para barrar tostas para o chá e os pãezinhos ao pequeno almoço. Mais uma poupança no Riacho da Joaninha.

P.S. Se quiserem saber como fazer o doce de tomate, basta pesquisar na net! Encontrarão muitos sites com receitas.

Os ultimos pessegos deste ano





Depois do pêssego de S. João em fins de Junho, seguiu-se o pêssego maracotão amarelo a princípios de Agosto, é agora vez da nectarina a fins de Agosto. Foi todo um Verão a comer pêssego e a reduzir gastos na frutaria.


Esta árvore jovem deu pela primeira vez fruta, cerca de 15 pêssegos mais ou menos. Para o ano e se o tempo permitir conto duplicar esta quantidade. Dentro de um ano e com várias árvores de fruto em plena produção penso conseguir ser auto-suficiente em fruta para casa e não só.