quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Os pepinos chegaram ao fim...


Bonita imagem esta, quando as plantas estavam no seu máximo vigor e em plena produção. Desta imagem já pouco resta. Apenas alguns pepinitos raquíticos e retorcidos. 

Já no ano passado me aconteceu o mesmo. Chega o mês de Agosto e as plantas começam a definhar e a secar. Resumindo a colheita resume-se a pouco mais de 30 dias.

                                      


Pepino "chinês comprido"
Para as saladas resta o tomate e o pimento, porque a alface espigou. Ainda bem que a produção destes dura até chegarem as primeiras geadas, lá para fins de Outubro.


As ultimas cebolas já estão em casa





Este ano pensei que ficaria sem cebolas. Não devido ao clima ou a qualquer praga, mas simplesmente porque se encontravam junto a um caminho, bem à vista de todos e como sabemos, a ocasião faz o ladrão!

Felizmente já foram todas colhidas e agora estão a secar para serem armazenadas. Deve-se deixar secar a rama por completo e não retira-la em verde, de forma a que a cebola possa enrijecer  e reabsorver os nutrientes que estão na rama.

Na foto estão apenas 40% da colheita, as outras já foram armazenadas.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Morangos em plena produção

Produção de 3 dias

Cerca de 2,5 kg

Super doces

cerca de 200 pés de morango

O espantalho de pouco serve contra os pássaros 

Cobertura de palha pouco eficaz contra as ervas

Variedade Diamante

Chá de hipericão




Colhido à beira de um caminho, seco lentamente à sombra e suavemente esmiuçado, este chá com propriedades anti- depressivas servirá como ótimo complemento a bolachinhas feitas no nosso forno a lenha e a bolos caseiros feitos com ovos das nossas galinhas. Mais uma poupança!

sábado, 10 de agosto de 2013

Frango 100% caseiro

Frangos a 26 Junho
Frangos a 26 Julho



Frango limpo com peso de 1.630 kg




Este é o primeiro frango a ser preparado e consumido do lote de 15 que comprei a 6 de Junho. Desde o seu nascimento terão  mais ou menos 3 meses. 

Fiquei surpreendida com o peso que apresenta já limpo, até porque a alimentação é baseada em produtos da horta e cereais à base de milho. De todas formas, na produção intensiva estes 3 meses davam para criar não um mas dois frangos, já que levam cerca de 45 dias desde o nascimento às prateleiras do supermercado.   

No entanto ainda estão longe de atingir o seu peso máximo que deverá ficar nos 2,800 g para machos e 2,300 g para fêmeas. Eu é que começo já reduzir o seu numero pois são muitos, comem muito e entretanto os outros vão crescendo. 

Ao preço de 3,89 euros/quilo, preço de hipermercado ( frango "dito" do campo), poupei cerca de 6,34 euros. E a qualidade e sabor não tem comparação! Que rica canjinha vou fazer!

domingo, 4 de agosto de 2013

Acama das cebolas



Como acontece todos os anos, mais ou menos dez dias antes da colheita, aqui na horta da Joaninha procede-se à acama das cebolas. 

Manualmente e normalmente com as mãos vai-se tombando a rama das cebolas a fim de que estas concentrem as suas ultimas energias no engrossamento dos bolbos assim como também para curar a casca, antes do seu armazenamento. 



As figueiras não se medem aos palmos





Esta pequena figueira pingo de mel com cerca de apenas 1,20 m de altura, plantada por estaca em Maio de 2012, apresentava em Julho vários pequenos figos que se transformarão lá para Setembro em deliciosos pigo de mel.  

Adoro come-los quando estão já a ficar murchos com o característico pingo, que de resto lhes dá o nome. É nessa altura quando estão na sua máxima doçura.

Nunca imaginei que daria frutos tao rápido. Plantei 6 estacas cortadas de uma figueira muito velha que temos na Quinta da Aguincheira na Primavera do ano passado ( dizem que é a melhor altura para multiplicação por estaca), dessas  3 pegaram, mas esta é a que apresenta melhor desenvolvimento folear e a unica que tem frutos. 

Adoro figos por isso mal posso esperar que estejam maduros.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Podridão apical



Ando confusa com esta doença do tomate que já se repete há dois anos. Aparece sempre na ponta ou bico do tomate inicialmente apenas num ponto que depois alastra até atingir a totalidade do mesmo. 

Depois de alguma pesquisa, pensei tratar-se de um problema do solo, mais propriamente solo demasiado ácido. Este ano fiz correção com a incorporação de cal junto com fertilização, mas parece que não resultou.

Li algures que esta doença também chamada de podridão apical, se poderia dever a stress hídrico, mas acho que não, pois a rega é feita numa base de inundação e nunca falta água.

Míldio também creio que não pois faço passagens com calda bordalesa. Alguém tem o mesmo problema? 

Abóboras menina e rabecos








Plantadas a 20 de Abril, assim é o aspecto das abóboras a fins de Julho.

Já apresentam as primeiras abóboras meninas. Tenho da variedade rabecos 
(aqui muito utilizadas para confecção dos bilharacos, típicos doces do natal) e também menina da variedade redonda (mais vermelha e maciça).



Chegou a hora de colher o que se plantou

Batatal em pleno desenvolvimento (Julho)

Pé de batata

Separação da batata graúda da miúda 

 Batata branca Kennebec já armazenada

Armazenamento em local escuro, fresco e arejado

Já começou a apanha da batata aqui na Horta da Joaninha. A variedade branca já está ( já vendi alguma e já dei alguma também). Agora estou a acabar a variedade vermelha Stemster. Na próxima semana começo com a vermelha Desirée. 

Este ano a batata está mais cara do que é normal nesta época do ano, quando " toda " a gente tem e vão distribuindo pelos seus familiares. Creio que se deve ao facto do Inverno ter sido prolongado e muita gente não plantou ou plantou menos. Segundo o que se consta no meio comercial, lá mais para a altura do natal irá subir ainda mais. Eu felizmente tenho a suficiente para todo o ano e devo ainda desprender-me de alguma.

Quero deixar aqui a informação que não é só comer ou faturar! Trabalhar a terra custa e a cultura da batata é bastante trabalhosa, nomeadamente quando chega a época da colheita. Muito pó, trabalho pesado, carregar com os sacos... Ando nisto quase todos os dias, duas horas ao fim da tarde e ainda tenho pano para mangas...

Mas vai saber bem no Inverno e principalmente na carteira! Venha a batata frita, cozida, estufada, assada, para a sopa....até enjoar!

Panorâmica da horta de baixo a meados de Julho

Vagem, couve flor

Nabiças, penca e couve flor

Alho francês, brócolo e penca

Tomate e alface

Curgetes

Feijão e Milho

Maça Reineta





Já o disse aqui por diversas vezes que este ano foi péssimo para fruta. Quase não há pêssegos ( eu tenho alguns porque procedi a polinização manual), não há ameixas, poucos figos e até os dióspiros normalmente tão abundantes, este ano há bem menos. Somente as macieiras vão ter uma produção razoável.

Esta é sem duvida uma das minhas maças favoritas. Um pouco ácidas, ideais para diabéticos, são ótimas em compotas, doces e assadas com açúcar e pau de canela, que aliás é uma das formas que mais uso para as preparar e saborear.