quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lima, Limeira, Liminha, venha a caipirinha!



A flor é similar à dos citrinos 



Planta de crescimento lento 


Pequenas limas 


Floração abundante 


Lima plantada em Fevereiro de 2012 

Quando adquiri esta limeira pensei que o seu cultivo era em todo parecido com o dos citrinos. Só passado um ano é que me dei conta que algo se passava. Quase não cresceu, pelo contrario perdeu quase todas as folhas e flores com as quais vinha. Pensei que seria do stress devido ao transplante. No Outono voltou a florescer, mas mais uma vez perdeu todas as flores. Este Inverno parece ter sofrido com o frio, pois voltou a perder folhagem e foi quando resolvi investigar. 

Qual não é o meu espanto pois descobri que é uma árvore de clima sub-tropical, que gosta de temperaturas amenas e locais resguardados do vento e do frio. Bem mas já foi tarde demais. Em plena primavera já não era aconselhável muda-la para outro local. Assim só para o próximo Outono é que conhecerá um novo local.

Entretanto voltou a florir e veem-se alguns frutos. Também rebrotou com força e agora apresenta brotes novos. Pode ser que com o calor do verão ela consiga criar alguns frutos.

Duas novas aquisições

Framboesa Thornless Loganberry

Framboesa Autumn Bliss
Recentemente foram adquiridas duas mudas de framboesa que se vieram juntar a outras duas já existentes: Heritage e uma variedade desconhecida.

Agora foi a vez da Autumn Bliss e da Loganbery. 

A primeira é oriunda dos Estados Unidos e um cultivar de hábito reflorescente ou remontante. Produz duas vezes por ano no mesmo ciclo, semelhante a Heritage. Os frutos são considerados grandes, de formato oval-cônico, tendem a vermelho escuro, de sabor agradável e não acentuado. O período de maturação é um pouco mais precoce que a Heritage. As bagas firmes e grandes são saborosas e crescem em estacas curtas e robustas.

A segunda também é oriunda dos Estados Unidos e deveu-se a um cruzamento acidental provavelmente entre amora Aughinbaugt e do Raspberry vermelho de Antuérpia. Como tem cruze com a amora tende a crescer na horizontal e os frutos são de maior tamanho. Tem espinhos macios e a fruta quando madura adquire uma coloração vermelho escuro brilhante e tem o sabor combinado das duas bagas, suave, agradável e peculiar. Ótima para doces e geleias devido ao seu tamanho, mas também para comer em fresco. As plantas são vigorosas e carregam bastante.


Framboesa Heritage plantada em Julho 2012


Framboesa de variedade desconhecida ( oferecida por vizinho)
com 1 ano


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tudo cresce a bom ritmo

Cenouras Berlicum

Framboesa Heritage

Pêssego vermelho

Couve coração de boi

Favas 

Cebola branca e Valenciana tardia

Chuchu

Physalis

Dióspireiros

O batatal cresce a olhos vistos




Estão a ficar bonitas as batatas plantadas a 18 de Maio. Estas fotos têm uma semana e é notável como cresceram estes últimos 8 dias. Neste momento estão com o dobro do tamanho. Bem dizem os antigos que o calor cria tudo e é verdade!

Das três variedades, a batata branca é a que apresenta maior desenvolvimento. Neste momento foram tratadas uma unica vez com calda bordalesa a fim de prevenir ataques de míldio.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Espinafres e agriões



A época de recolha dos agriões já esta a terminar. Ainda é possível colher alguns, mas a maioria está a espigar, preparando-se para largar as sementes pelo riacho. Espero que algumas fiquem por ali e voltemos a ter agriões o ano que vem. 

A sua propagação pode ser por semente ou então podemos aproveitar os caules dos agriões e coloca-los em água que eles rapidamente deitam raízes e criam rebentos. 

Por outro lado os espinafres estão a desenvolver-se rapidamente. Bem regados pela água da chuva e com as temperaturas a subir é vê-los crescer dia a dia.















domingo, 19 de maio de 2013

Semeando nabos e grelos de Santiago



Gosto de fazer experiencias e semear fora da época normal. Assim que aproveitei estas chuvas de Maio para semear nabos de 60 dias e grelos de Santiago. 

Como são culturas que gostam de humidade e frescura, preparei uma parcela junto ao ribeiro que se mantem fresca e humida de manha e solheira de tarde. Veremos se comerei grelos em pleno Agosto!

sábado, 18 de maio de 2013

Espanta-pardais e melros e gaios e rolas e....


Cara de mau com bom coração

O gajo tem pinta! Mas tem pernas arqueadas.

Morango picado por algum passaro

Eles ainda não viram estes



Ando fula! Bem sei que o mundo é de todos os seres vivos, mas será que podem comer um de cada vez? Estou a brincar claro. É impressionante o estrago que os pássaros podem provocar na horta!

São as ervilhas e as favas que desenterram para comer a semente, o milho que arrancam já nascido para chegar ao grão. E agora como se não bastasse dão nos morango como se não houvesse amanhã! Picam este, picam aquele, mesmo antes de ficarem maduros. 

Coloquei um espantalho e uns cds a ver se os assusta, mas não estou nada convencida. Os animais são espertos e quando sabem que naquele sitio encontram alimento não saem de lá! 

Não queria fazer nada de radical, mas algo tenho de fazer senão corro o risco de não comer nenhum! Já pensei colocar rede, mas ainda não fui procurar, não sei se existe para grandes áreas  alem de que deve ficar caro. Alguém sabe de algum truque?

Variedade antiga, não sei qual é

Para o ano a palha servirá de composto

A palha serve para manter a humidade e para proteger os morangos



Obter semente de cebola



Este ano optei por conseguir as minhas próprias sementes de cebola. No ano passado comprei várias carteiras com poucos resultados. Assim que este ano escolhi as melhores cebolas das variedades que pretendo reproduzir e plantei-as: Cebola Valenciana tardia, Garrafal e Cebola Roxa.

Fiz da seguinte maneira: creio que foi em Fevereiro que abri umas covas, coloquei estrume de galinha e composto. Em seguida depositei as cebolas inteiras e sãs viradas para cima. Cobri com terra e reguei.

Neste momento preparam-se para abrir e lá para Julho poderei colher as sementes que irei semear em Agosto.

Marmelos à vista!





Estamos a meados de Maio e já se podem encontrar debaixo da folhagem os primeiros indícios de marmelos.

Creio que já referi aqui anteriormente que o ano passado foi péssimo para esta fruta. Devido a um Abril e princípios de Maio muito chuvosos a flor não foi fecundada e acabou por cair, ficando apenas 7 ou 8 frutos enormes, claro!

Graças a Deus, este ano vou ter uma produção abundante pelo menos em marmelos e maça. Tal já não posso dizer em relação aos pêssegos e ameixas. Este ano o tempo chuvoso coincidiu com a floração destas espécies e uma vez mais a flor foi ao ar.

Valeu-me a brilhante ideia de fazer a polinização manual e graças a esse método posso provar alguns frutos de caroço.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Morangos silvestres, uma rara delicia






Hoje tive a oportunidade de comer os primeiros morangos silvestres da temporada. Que bons que são!  Pena que sejam poucos!

Recordo com nostalgia os tempos de meninice em que deambulava pelos campos à procura desta "delicatesse". Chegava a apanhar uma tigela cheia que comia com tal prazer que ainda hoje recordo com saudade!

Antigamente parece que as coisas tinham outro sabor! Talvez porque comer morangos era então, coisa rara!

Aqui é uma planta bastante vulgar que se encontra com regularidade nos caminhos, muros de terra e zonas de semi-sombra.

Tangerinas, limões e pêssegos

Pêssego vermelho - Horta


Pêssego careca - casa


Pêssego careca - casa



Pêssego maracotão amarelo - casa



Pêssego maracotão amarelo - casa


Flor de limoeiro


Tangerineira em flôr