sexta-feira, 26 de abril de 2013

Preparando plantação de tomate 2013

Vista  do lado da estrada

Vista do lado do ribeiro

Aproveitando a mão de obra familiar barata, nem sempre disponível, foi possível refazer a estrutura que irá servir para tutorar os tomates desta temporada.

Utilizando estacas grossas de madeira, estas foram bem enterradas de forma a servirem de suporte aos arames que servirão para amarrar as tomateiras conforme irão crescendo. Nas pontas colocou-se espias ( estacas enterradas) ligadas por um arame às estacas grossas, de forma obliqua e cujo objectivo é esticar ao máximo os arames, de maneira a que não cedam com o peso das tomateiras e dos tomates. 

São 4 linhas e meia que servirão de suporte a cerca de 200 pés de tomate de 4 variedades diferentes.

Favas, muitas favas


Estão lindas estas favas. Carregadas de flor e de pequenas vagens, a produção promete ser abundante. Tal não acontece com outras plantadas a finais de Outubro, que talvez devido ao inverno rigoroso e prolongado têm péssimo aspecto, muitas morreram e a produção ficou reduzida a 30%. Menos mal que as ultimas plantações prometem!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Batata de sequeiro

O que restou das batatas após terem sido queimadas pela geada

Terra gretada significa batatas em crescimento

Batatinhas do tamanho de bolas de ping-pong



A minha falecida avó quando via a terra gretada era certo vê-la a esgravatar para ver o tamanho das batatinhas escondidas. Dizia " agora sim o calor está fazer medrar as batatas". Também eu hoje fui investigar se por debaixo da folhagem existia indícios desse acontecimento. Na realidade encontrei 4/5 pés com a terra gretada. Bem sei que ainda falta muito, mas é sempre agradável ver que a natureza segue o seu curso. Pena que se tenham estragado muito com as geadas frequentes. Cerca de 50% não resistiram. É uma perda importante mas espero ter pelo menos as suficientes até que venham as de verão que só foram plantadas há uns dias atrás. 



Finalmente pude semear as batatas, sol bendito!



Carreiros com estrume, cal e tratamento contra alfinete

Estrume (galinhaço)

Batata branca Kennebec cortada


Terreno lavrado e preparado para sementeiras de Verão

domingo, 14 de abril de 2013

Chegou a vez do marmeleiro florir




Este ano promete. O tempo parece que finalmente melhorou e já se vêm abelhas a rodopiar em volta destas maravilhosas e grandes flores. O ano passado, e devido ao Abril muito chuvoso, a maior parte da flor caiu talvez devido a deficiente fecundação. No total colhi 6 ou 7 marmelos. Espero que este ano tenha o suficiente para fazer toneladas de marmelada.


A menina de olhos azuis




sexta-feira, 12 de abril de 2013

Polinização manual

Nectarina

Pêssego Marcotão amarelo

Pêssego Marcotão amarelo

Nectarina

Pêssego Maracotão
Este é o resultado da minha criatividade e preserverança. Dizem os antigos que quem não tem cão caça com gato! E foi o que fiz. Como não havia abelhas fiz eu a polinização. É verdade! Devido à chuva constante e aos poucos dias de sol, muitas vezes com vento, a verdade é que não se viram abelhas durante a floração.  Então fui obrigada a encontrar uma alternativa se queria provar pêssegos este ano.

Quando navegava pela internet encontrei um site onde falava desta técnica, assim na posse de um pequeno pincel, lá fui eu de flor em flor fazer o trabalho tantas vezes menosprezado destes fantásticos insectos. A técnica consiste cruzar o polem entre as flores e sempre dentro da mesma espécie.

E o resultado está á vista!

Sementeira da batata atrasada

Vermelha-Stemster

Branca-Kennebec

Vermelha-Desiree


Este ano o inverno nunca mais tem fim... Com tanta água os campos estão inundados, empapados, impróprios para cultivar seja o que for. Com isto a sementeira da batata está atrasada pelo menos 3 semanas. Os tubérculos apresentam nesta altura grelos bastante desenvolvidos (demasiado até) o que pode ser prejudicial na altura da sementeira pois o seu manuseamento e até o peso da terra pode rompê-los. 

Só nos resta esperar pelo bom tempo, que dizem os especialistas virá neste fim de semana, deixar a terra enxugar um pouco, e então no crescente proceder ao plantio.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A desabrochar...

Framboesa não remontante

Ameixoeira 1º ano


Marmeleiro 


Muita flor e nada de vagens



Tenho favas em vários estados de desenvolvimento. Algumas a nascer outras já com flor. Acontece que estas ultimas e apesar de terem abundante floração, nem sinal de fruto e isto que estão em flor desde finais de Fevereiro! 

Este tempo chuvoso não facilita a polinização e o tempo fresco não ajuda a singrar os frutos.