domingo, 21 de julho de 2013

Escaravelho da batata


Escaravelho adulto

O pai escaravelho ou será a mãe?
Os bebes escaravelhos, gordinhos, gordinhos... e muito comilões!


Assim estão algumas plantas de batata na horta. Carregadinhas de escaravelho! Felizmente que a colheita se aproxima a passos largos, senão teria de fazer alguma coisa ou mais propriamente deitar alguma coisa! 

Estes minúsculos animalitos estão às centenas espalhados um pouco por todo o batatal. O problema não são os adultos, a função destes nesta fase, não é comer mas sim procriar e depositar sob a folhagem os seus inúmeros ovos que depois de eclodirem se alimentam sem parar dia e noite como se não houvesse amanhã!

Esta é uma praga altamente destrutiva, pois quando aparecem num batatal se não se tomam providencias rapidamente só ficam as hastes! E sem folhas não há fotossíntese, a planta não se desenvolve  e a colheita fica comprometida.

A solução passa por eliminar todos os escaravelhos adultos assim que se detetam no batatal, evitando ou minimizando os efeitos da postura. Infelizmente e no meu caso alguns escaparam e agora tenho este problema estendido por todo o batatal. Como evito usar insecticidas e atendendo a que as batatas já tem 3 meses, optei por nada fazer. 
                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário