domingo, 5 de maio de 2013

Os mirtilos já têm fruto a pintar!

Ozarkblue ???

Bluecrop ???

Ozarkblue ???

Bluecrop ???

Duke ???

Ozarkblue ???


O riacho da joaninha tem 11 pés de mirtilo de diversas variedades e tamanhos: 3 Duke, 3 Bluecrop, 2 Goldtraube e 3 Ozarkblue. O objectivo é ter mirtilos a produzir durante o maior tempo possível. 

Os primeiros a colher são os da variedade Duke, a partir de meados de Maio, segue-se Bluecrop a partir de inicios de Junho, depois a variedade Ozarkblue a partir de meados de Junho e finalmente a variedade Goldtraube que produzem a partir de finais de Junho até finais de Julho ou inícios de Agosto. 

Normalmente e dependendo das variedades, a colheita dura cerca de 3 a 4 semanas pois as pequenas bagas não amadurecem todas ao mesmo tempo.

Na realidade e apesar de ter tido o cuidado de apontar as variedades, o certo é que estou um pouco confusa. As variedades que deveriam ter já terminado a floração ainda apresenta bastantes flores e aquelas que esperaria estarem a florir mais tarde, já apresentam fruto. Das duas uma, ou apontei mal ou enganaram-me ao comprar as plantas. Seja como for, o que quero é que produzam muito e durante vários meses.

A planta do mirtilo é de aspecto arbustivo, gosta de solos bem drenados e ligeiramente ácidos. Começam a produzir a partir do 3º ano mas é só por volta do 5º ou 6º ano que estão em plena produção. São plantas bastante rusticas, aguentam bem as geadas excepto na época de floração. Com raízes superficiais ( cuidado para não passarem sede no verão)  gostam de sol ou meia sombra. As bagas são inicialmente de cor verde mudando lentamente de cor até um azul escuro seroso quando estão maduras. Os frutos são bastante resistentes ao manuseamento e de boa conservação pois aguentam no frio até 14 dias sem se estragar.

Estas são basicamente as características principais para quem quiser cultivar estas excepcionais plantas isto claro sem falar nas suas imensas propriedades medicinais, entre as quais o seu poder antioxidante, e que oportunamente falarei num próximo post sobre estas maravilhosas bagas.

Sem comentários:

Enviar um comentário