quinta-feira, 9 de maio de 2013

Feijão de vagem riscado de trepar

Feijão de vagem previamente germinado em copos de plastico

Vagem para ser tutorada
Feijao vagem e Milho


O Milho servirá de tutor para o feijão verde
Este ano decidi fazer uma experiencia na horta que consiste em semear vagem e milho juntos. Li algures que esta associação de culturas era comum em outras zonas do país e decidi experimentar. No ano passado as estacas que arranjei para tutorar o feijão não resultaram muito bem, pois como não consegui enterra-las suficientemente fundo, nos dias de ventania ( e houve alguns no verão ) as estacas não se aguentaram de pé e comprometeram  seriamente a produção do feijão verde. Assim quando soube desta possibilidade nem pensei duas vezes. 

O problema este ano parece estar na passarada, pois parte do milho não está a nascer e desconfio que os melros, rolas e gaios que frequentam a horta se banquetearam com ele. Bem só me resta voltar a semear nas falhas e esperar que alguns escapem e germinem.

Entretanto transplantei cerca de 50 covas de feijão de vagem de trepar riscado, que entretanto e de forma a adiantar terreno havia colocado a germinar em copos de plastico no principio de abril ( pois o tempo chuvoso não permitiu  a sementeira direta). Assim, foi possível recuperar cerca de 3 semanas. Agora só falta colocar as estacas e desta vez bem seguras.

Sem comentários:

Enviar um comentário