quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Plantaçao de morango

  




Procedi no passado mês de Novembro à plantação de morango com vista à próxima primavera de 2013. Tenho neste momento cerca de 250 pés da variedade aromas e diamante. Estas plantas são os filhos ou estolhos de 25 plantas compradas o ano passado num horto daqui da zona.

Estas variedades surpreenderam-me pela positiva, produziram de forma ininterrupta desde Maio até ao surgimento das primeiras geadas. Mesmo quando se procedeu ao transplante ainda se podiam encontrar flores e pequenos frutos.

Para garantir uma boa produção é necessário que o transplante seja feito atempadamente, se possível evitar o período excessivamente frio, de forma a que possam ainda agarrar-se ao solo. Para isso removi bem a terra (se possível onde não tenham sido cultivados morangos nos últimos anos), coloquei um pouco de estrume de cavalo granulado, galinhaça e um pouco de cinza procedente de madeira. Tapei com terra solta e procedi ao transplante das mudas distanciadas em 30 cm.

Posteriormente será colocada palha de cobertura para manter a humidade, evitar o aparecimento de ervas daninhas e evitar que os frutos estejam em contacto com a terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário