quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ameixa Stanley




Variedade de porte erecto e de vigor médio, a ameixa variedade Stanley produz um fruto de tamanho médio a grande, ovalado, assimetrico e de cor azul avermelhada ou azul intenso, de polpa firme, açucarada e de bom sabor. Floraçao médio-tardia e com maturação dos frutos em finais de Agosto e Setembro.

Este inverno plantei quatro árvores desta variedade, pois como a sua colheita é tardia, permite-me escalonar com outras variedades.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dióspireiro


Estas são as árvores de fruto de maior tamanho da horta. Trata-se de diospireiros com mais de dez anos de idade. Este inverno último tal como aconteceu com as maçãs reinetas, levaram uma poda severa principalmente nos ramos mais altos. O objetivo foi reestruturar a árvore, tornar mais fácil a colheita e permitir a obtenção de frutos de melhor qualidade e mais apetecíveis comercialmente.

De todas as árvores de fruto que tenho, esta é a ultima a florescer mas também será das ultimas a colher, podendo-se ainda colher dióspiros em finais de Dezembro. A floração é discreta, podendo passar inadvertida. As flores que se apresentam juntas são masculinas, as que aparecem solitárias são femininas. Tem raízes superficiais e não suportam encharcamentos, no entanto resistem bem a períodos de seca, se bem que para produzir frutos de bom calibre requerem regas frequentes no verão.

Cerejeira Bigarreau


Junto a um leirão de alho francês que será transplantado para o mês que vem, tenho mais uma cerejeira. Esta é da variedade Bigarreau, produz frutos grandes, sumarentos, de um vermelho intenso e brilhante.
A cerejeira tem um desenvolvimento vigoroso, com um crescimento de mais de um metro por ano, a floração de cor branca é abundante em Abril. A variedade Bigarreau termina o seu ciclo produtivo em Junho com frutos grandes e gordos.

Lagartixa


Como esta existem muitas no meu jardim. Na horta são mais comuns umas de maior tamanho de cor verde e cabeça azulada. Deveras bonitas. A ver se consigo fotografar alguma. Esta, que estava plácidamente a tomar banhos de sol é uma Lagartixa-ibérica (Podarcis hispanica). Uma particularidade, quando se sentem em perigo soltam o ultimo terço da cauda e fogem a sete pés! Mais tarde esta volta a crescer...

É como quem diz: " vão-se os anéis ficam os dedos..."


Pereira Williams



Pereira da variedade Williams foi outra das árvores de fruto que este inverno introduzi na horta, mais até devido a pedido familiar, pois o meu filho mais velho adora peras. Este inverno quero plantar também uma pereira da variedade Joaquina e outra da variedade Vitória.

Pegou bem e apresenta um bom desenvolvimento. Agora é só esperar mais dois anos para as provar.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Melro- parte II


Prometido é devido!

Tal como havia prometido, estas são as mais recentes novidades sobre o ninho de melro das ervilhas. Eram 3 passaritos e quando me dei conta estavam quase a cair e isto porque o ninho estava assente em bases pouco sólidas. Estes corriam um sério risco de caírem e acabarem no estômago de algum gato!

Para remediar a situação e correndo o risco de que a mãe rejeitasse o ninho, utilizei um vaso de plástico que cortei a meio e aparafusei a uma estaca de eucalipto. Em seguida aparei o ninho de forma a que este pudesse caber lá dentro. Com muito jeitinho coloquei-o dentro das ervilhas espetado no chão procurando a posição mais parecida com a que estava e voltei a tapar com as ervilhas. Afastei-me e escondi-me para confirmar que os pais voltavam para os alimentar. Eureka! Os pais não deram pela alteração e criaram os filhotes com sucesso. Mais tarde vi-os a voar pelo quintal. 

Esta não será a ultima vez que criam este ano. Vou ver se descubro onde fazem o próximo ninho, que será nas imediações tal como vem acontecendo. O ano passado fizeram num diospireiro.

Mirtilo


Os mirtilos serão uma aposta em grande para o próximo ano. Conto plantar duas dezenas de plantas com diferentes épocas de maturação, que vai de Maio a finais de Agosto, princípios de Setembro. Este inverno só plantei uma para ver como se desenvolvia. O sitio onde a plantei é que parece não ser o mais adequado, pois está num lugar de semi-sombra e pelo que pude pesquisar esta planta necessita de pleno sol.

Este primeiro ano ainda deu algumas flores que acabaram por cair. O mirtilo é um arbusto de porte redondo que pode atingir os dois metros de altura. As flores são pequenas em forma de cálice que se transformam em pequenos frutos inicialmente verdes, passando a vermelhos e seguidamente a negro azulado quando estão maduros. O seu sabor é agridoce e pode ser consumido em fresco, em doce, geleias, licores ou simplesmente na pastelaria fina. 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Finos Segredos e Quinta Holminhos











Finos Segredos e Quinta Holminhos à conversa com Nuno Ribeiro e Catarina Marques Pinto na inauguração do OPO Club Lounge, no cais de Gaia.

A par da minha actividade e no seguimento de um dos conceitos pilares da minha vida que é promover  produtos portugueses  e produtos  provenientes de uma agricultura integrada e sustentável, sempre que posso dou o meu contributo pessoal à Finos Segredos e Quinta Holminhos, dois representantes desta filosofia.

domingo, 10 de junho de 2012

Agricultura biodinâmica


O conceito de agricultura biodinâmica iniciou-se em 1924 pelo austríaco Rudolf Steiner, no seguimento de uma série de conferencias sobre agricultura sustentável e em resposta a uma petição dos agricultores, já então preocupados com o rumo que levava a agricultura, a saúde do solo, dos animais, das plantas e dos seres humanos.

Hoje em dia, a agricultura biodinâmica é praticada em mais de 50 países e diferencia-se de outros tipos de agricultura ecológica na medida em que consideram a quinta como um todo, em que os diferentes componentes como a reciclagem, a criação de animais com o objectivo de aportar nutrientes ao solo, a manutenção deste, a saúde e o bem estar dos animais e cultivos, bem como a aplicação de um calendário agrícola baseado nas fases da lua e a sua influência nas culturas, na fauna e na flora do planeta.

Também nós no Riacho da Joaninha tentamos aplicar dentro do possível estes conceitos. Recordo que os meus avós respeitavam religiosamente algumas fases da lua para semear e colher os cultivos, pois consideravam ser essencial para obter produções abundantes e assim garantirem o seu sustento nos meses mais difíceis do ano.

Habituados a serem auto suficientes, a não dependerem das prateleiras do supermercado, produziam e criavam quase tudo o que necessitavam. Ainda hoje recordo os seus ensinamentos quando garota os acompanhava nas lides agrícolas:"...os alhos e as cebolas devem ser colhidos no minguante, para não espigarem...", "lua nova arrenego, lua cheia me alegro", "lua nova trovejada, trinta dias é molhada".


Cerejeiras Napoleão



A cereja e o morango são sem dúvida os meus frutos predilectos, como acontece com milhares de outros portugueses. Esta é a minha segunda tentativa para ter cerejas. Há muitos anos foram-me oferecidas duas cerejeiras da zona de Vila Real, que durante alguns anos mantive no jardim de casa sem nunca ter visto a cor delas! Acabei por as arrancar e somente agora passados alguns anos volto a apostar neste fruto, desta vez com variedades supostamente adaptadas ao clima da zona.

Desta vez plantei as 3 árvores na horta, pois aí têm mais espaço para crescer. Foi-me dito por uma vendedora de cerejas que estas árvores precisam de companhia, pois um só pé não dá fruto. Assim sendo tenho 3 de variedades distintas: da variedade Napoleão, Van e uma outra que não sei o nome. São plantas jovens que com sorte só dentro de 2 ou 3 anos produzirão e então poderei comprovar se o problema é do clima ou das variedades oferecidas!


Maçã Reineta

Esta macieira da variedade reineta parda tem pelo menos uns 15 anos de idade. Temos ainda na horta uma outra mais pequena, que sofre de uma doença ainda por determinar, que leva a que tenha pouca folha e pouco fruto, com ramos secos e com pouco vigor vegetativo.

Este inverno foram alvo de uma poda severa, pois já não eram podadas há muitos anos, com o objectivo de aumentar o calibre do fruto e tornar mais fácil a colheita.

Infelizmente este ano têm pouco fruto, o Abril foi muito chuvoso o que dificultou o trabalho das abelhas responsáveis pela polinização. Apenas ficaram uns poucos frutos que serão muito apreciados pela familia e em especial por mim pois a maçã reineta é das minhas preferidas.

Existem mais de 7500 especies e variedades de maçãs. Não florescem em zonas tropicais pois necessitam de um considerável número de horas de frio, variável em função da variedade.