sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sementeira de cebolo



Cebola semeada a 23 Outubro. Variedade Valenciana tardia


Cebola Valenciana tardia - semeada a 25 Agosto.

Este ano semeei o cebolo mais cedo, mais propriamente a 25 de Agosto. O ano passado semeei a fins de Setembro e devido ao frio, em Fevereiro quando o queria transplantar ainda estava miúdo. Por isso este ano precavi-me e semeei um mês antes!

Acontece que quem tudo quer tudo perde e acabei por o "queimar", talvez devido ao excesso de galinhaça que misturei na terra antes de deitar as sementes. Para quem não sabe, a galinhaça não é mais que os excrementos dos frangos e das galinhas.

Sempre que posso, e como crio frangos e tenho galinhas a pôr, utilizo este fertilizante natural para os cultivos na horta. Sai mais barato que comprar composto, mas tem o inconveniente de ser muito "quente", leia-se ácido, daí que há que ter cuidado com a quantidade. Pois é o cebolo nasceu muito bem, estava lindo até que começou a melar e a desaparecer! Perdi quase 70%.

Assim voltei a plantar pelo S. Martinho, mas já sei que o terei de cobrir com plástico se quero ter cebolo para transplantar no inicio da primavera.

Além da variedade Valenciana tardia, que conserva muito bem para tarde, semeei também um alfobre de cebola branca de Lisboa, mais precoce mas de fraca conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário