segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...



A fazer sopa portuguesa com feijão, abóbora e outros legumes

Hoje não me apetece falar da horta. Está frio, a terra está encharcada, lamacenta e já não vou à horta há pelo menos quatro dias.

Hoje apetece-me falar de um equipamento que adquiri há dois anos e que apesar de ser carote já se amortizou. Falo do fogão a lenha. Aqui onde vivo é possível adquirir esta fonte energética a um baixo custo pois durante o verão toda a família vai à lenha. Equipados com tractor e motoserra e lá vamos nós ao mato da família cortar lenha.

Os miúdos não acham muita piada, preferiam ir com os amigos à piscina ou nadar no rio, mas tem de ser, têm de colaborar no esforço para o bem de todos, além de que devem saber dar o valor às coisas e preparar-se para o futuro.

Este esforço é largamente recompensado nestes longos dias de inverno. Utilizamos a lenha não só para cozinhar, mas também para aquecer a casa. Posso dizer que a poupança é enorme pois no fogão pode-se preparar todo o tipo de alimentos e no forno fazer assados, bolachas e bolos. Existe um senão, é que sempre liberta algum fumo e se não tiver um bom exaustor pode sujar o tecto. No meu caso o fogão está em uma cozinha exterior.

Outro equipamento que aconselho a quem puder é sem duvida o fogão de sala ou recuperador de calor pois com um baixo custo, isto se tiver possibilidade de conseguir madeira barata, pode aquecer uma casa sem pensar na factura.



2 comentários:

  1. olá,vim dar uma saltada ao teu blog, e nem acredito no que vi, o fogão a lenha!e ainda não percorri o blog todo mas tinha de comentar esta rica ideia.
    revejo uma parte de mim, também no teu blog, é engraçado, vou contar á minha amiga Maria F. que também como tu andamos a ver uns fogões a lenha, porque achamos uma óptima ideia, tenho aquecimento a gasóleo e estou a ponderar tirar.

    1 abraço sívia da quintatropical

    ResponderEliminar
  2. Olá Silvia, obrigada pelo teu comentário. Aqui estou para qualquer esclarecimento adicional. Só posso acrescentar que é optimo para cozinhar sem gastar um tostão e aquece muito bem. O único senão é mesmo o fumo que às vezes liberta, nomeadamente quando o acendemos ou abrimos a porta para colocar lenha.

    ResponderEliminar