segunda-feira, 18 de junho de 2012

Melro- parte II


Prometido é devido!

Tal como havia prometido, estas são as mais recentes novidades sobre o ninho de melro das ervilhas. Eram 3 passaritos e quando me dei conta estavam quase a cair e isto porque o ninho estava assente em bases pouco sólidas. Estes corriam um sério risco de caírem e acabarem no estômago de algum gato!

Para remediar a situação e correndo o risco de que a mãe rejeitasse o ninho, utilizei um vaso de plástico que cortei a meio e aparafusei a uma estaca de eucalipto. Em seguida aparei o ninho de forma a que este pudesse caber lá dentro. Com muito jeitinho coloquei-o dentro das ervilhas espetado no chão procurando a posição mais parecida com a que estava e voltei a tapar com as ervilhas. Afastei-me e escondi-me para confirmar que os pais voltavam para os alimentar. Eureka! Os pais não deram pela alteração e criaram os filhotes com sucesso. Mais tarde vi-os a voar pelo quintal. 

Esta não será a ultima vez que criam este ano. Vou ver se descubro onde fazem o próximo ninho, que será nas imediações tal como vem acontecendo. O ano passado fizeram num diospireiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário