domingo, 10 de junho de 2012

Agricultura biodinâmica


O conceito de agricultura biodinâmica iniciou-se em 1924 pelo austríaco Rudolf Steiner, no seguimento de uma série de conferencias sobre agricultura sustentável e em resposta a uma petição dos agricultores, já então preocupados com o rumo que levava a agricultura, a saúde do solo, dos animais, das plantas e dos seres humanos.

Hoje em dia, a agricultura biodinâmica é praticada em mais de 50 países e diferencia-se de outros tipos de agricultura ecológica na medida em que consideram a quinta como um todo, em que os diferentes componentes como a reciclagem, a criação de animais com o objectivo de aportar nutrientes ao solo, a manutenção deste, a saúde e o bem estar dos animais e cultivos, bem como a aplicação de um calendário agrícola baseado nas fases da lua e a sua influência nas culturas, na fauna e na flora do planeta.

Também nós no Riacho da Joaninha tentamos aplicar dentro do possível estes conceitos. Recordo que os meus avós respeitavam religiosamente algumas fases da lua para semear e colher os cultivos, pois consideravam ser essencial para obter produções abundantes e assim garantirem o seu sustento nos meses mais difíceis do ano.

Habituados a serem auto suficientes, a não dependerem das prateleiras do supermercado, produziam e criavam quase tudo o que necessitavam. Ainda hoje recordo os seus ensinamentos quando garota os acompanhava nas lides agrícolas:"...os alhos e as cebolas devem ser colhidos no minguante, para não espigarem...", "lua nova arrenego, lua cheia me alegro", "lua nova trovejada, trinta dias é molhada".


1 comentário: